24 fevereiro, 2016

De volta às rotinas...

Olá pessoal, tudo bem?

Estamos de volta pra contar as últimas novidades do meu grande César!


2016 já está "voando"... dia desses desejava Ano Novo e cá estamos nós quase findando fevereiro...

Férias:
Em janeiro consegui férias e foi um mês bem bacana com a família. César e Dudu curtiram muito praia e ainda ficamos uns diazinhos em casa mesmo aproveitando uns aos outros. Como sinto falta de ficar em casa com eles... não ter hora marcada pra sair e chegar, cuidar eu mesma das necessidades de cada um, brincar mais, vivenciar cada minutinho do meu dia com eles... foram dias bons...


Volta às aulas:
Este ano escola nova e eu cheinha de expectativas, estava mais ansiosa pelo início das aulas que as crianças! Graças a Deus a acolhida por parte dos professores foi ótima, sinto que César está sendo bem tratado, amei toda a equipe que nos assiste. Como tudo é novidade, César ficou meio desconfiado nos primeiros dias, mas agora já me sinaliza que tem gostado da sua nova turma. Tenho dúvidas em relação ao seu aprendizado. Acho Cesinha muito distraído nas atividades escolares, já percebo que ele ama atividades manuais mas na hora da escrita não demonstra o mesmo interesse. Ele escreve bem levinho, não firma muito o lápis no papel e ainda acontece de escrever algumas letrinhas de seu nome espelhadas ou de cabeça para baixo. Sei que são observações consideradas normais, mas não deixo de fazer comparações com Dudu (mesmo sabendo que é inadequado fazer comparações). Com a mesma idade ele tinha uma melhor desenvoltura ao escrever seu nome, se bem que me lembro que em relação à atenção, era como César, se distraía com qualquer coisa... Já fui informada pelo Sarah que por conta da hidrocefalia é comum que no de decorrer da vida dos mielinhos possa existir algum déficit no aprendizado, alguma dificuldade em determinada área do conhecimento, seja matemática, leitura, escrita, etc. Fico muito atenta para identificar essas possibilidades... Mas até que ponto posso considerar normal? Como essas dificuldades podem ser associadas ao seu diagnóstico? Será que está muito novinho para eu ter essas preocupações? São várias as indagações... Sei que muitas vezes somos nós, pais e mães, que criamos muitas expectativas em nossos filhos, sejam eles especiais ou não. Ainda ontem participei da 1ª reunião de Pais na escola e a psicopedagoga pediu que eu me tranquilizasse pois não devo esquecer que cada criança é única e tem seu ritmo próprio. Ela me disse que inclusive no Grupo 04 é normal ainda acontecer as observações que citei acima em relação a César e suas atividades. Me orientou a trabalhar em casa atividades que dinamizem sua coordenação motora fina* e me deu dicas bacanas como utilizar o lápis triangular, recortar muito e fazer bolinhas de papel, brincar de alinhavar cadarço, massinha de modelar etc (amei as dicas). Fui pra casa mais tranquila, mas já decidi que aprofundarei mais essas questões com o Sarah e desejo muito conversar a respeito com outras mães...

Saúde:
Graças a Deus tem estado muito bem. Aconteceu algo mês passado: observei um pequeno pontinho se abrindo, próximo à marquinha da escara que teve ano passado pertinho do bumbum. Sabe quando a gente tira um cravo do rosto e fica aquele buraquinho pequenino? Era esse o aspecto do pontinho. Mas como já estou escolada nesse assunto, imediatamente passei a usar a pomadinha cicatrizante e o deixei uns dias descansando a região, deixando-o mais deitado. Fiquei em alerta, mas graças a Deus, não evoluiu, com brevidade sarou e a pele adquiriu seu tom rosado novamente.

Já retomou a malhação com sua fisio Tia Lu e ele agora que está mais crescido tem participado com mais empolgação às atividades que ela propõe. Até ganhou dela um canguru (não sei o nome certo) e ele está amando ficar de pé. Deus na direção, sempre!!!

O Grupinho de Mielomeningocele no Sarah retomou os encontros e mês que vem já está agendada a realização de exames laboratoriais, a urodinâmica e ultrassonografia do aparelho urinário.

No mais queridos e queridas, tudo na paz no Senhor Jesus. Estamos bem, felizes e agradecidos pelo cuidado do Senhor conosco... A cada dia vão surgindo novos desafios, assuntos novos, estamos aprendendo a lidar com o diagnóstico, um pouquinho a cada dia... às vezes fico cheinha de dúvidas em minha cabeça, mas tudo sempre se organiza no final das contas.

Um super abraço,

    Marcella & Família :)  


* Coordenação motora fina = coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.

Fonte: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-coordenacao-motora-fina-e-grossa-16475.html#ixzz416XxbI8n

Nenhum comentário:

Postar um comentário